Identificação



O projeto foi intitulado Porto alegre, pois foi uma homenagem ao aniversário de Porto Alegre.

As atividades foram realizadas em sala de aula e no Laboratório de Informática, o projeto contou também com uma saída de campo. Resultou na criação de vídeos com o uso do Software Movie Maker, que foram postados no Youtube e linkados na Wiki do projeto.

O projeto foi realizado em conjunto com a professora de artes e a professora de informática e os alunos foram da turma 61 da 6ª série do Ensino Fundamental.

Justificativa



Este projeto visa despertar o interesse dos alunos para o funcionamento de diferentes TDVs (Tecnologias Digitais Virtuais), com foco na arquitetura e nos pontos turísticos de Porto Alegre através da produção fotográfica.



Objetivos



  • Oportunizar ao aluno a compreensão dos conceitos da informática e das TDVs, bem como a sua aplicabilidade no auxílio do processo ensinoaprendizagem;
  • Desenvolver técnicas para a aplicação dos benefícios da informática nas diferentes áreas do conhecimento;
  • Identificar as tecnologias recentes para o apoio nas atividades pedagógicas;
  • Oportunizar aos alunos o contato com a informática, contribuindo para que eles desenvolvam a criatividade, espírito crítico e trabalho em grupo.
  • Oportunizar aos alunos oportunidades para conhecerem obras da arquitetura de Porto Alegre e suas influências, objetivando a interdisciplinaridade e a contextualização histórico-social;
  • Possibilitar aos alunos acesso às obras arquitetônicas e aos pontos turísticos de nossa cidade que enfocam o objetivo/tema da pesquisa - Aniversário de Porto Alegre. E estudo para que desenvolvam atitudes de observação, percepção, julgamento e conhecimento da produção artística através da produção fotográfica;
  • Capacitar o olhar crítico e o sentimento através da participação do processo e da recriação do objeto/tema através do emprego de técnicas fotográficas; o Permitir aos alunos projetarem-se no tempo e no espaço, no próximo e no distante, no real e no imaginário através de fruições artísticas que sirvam como elemento de ligação entre as diferentes culturas e épocas;

Cronograma

As aulas foram de dois períodos semanais, de 50min cada, sendo que a turma foi dividida, por a sala não comportar o grupo inteiro, então cada grupo fez um período.


Data
Carga horária
Descrição da atividade
29/03
4hs
Saída de campo por Porto Alegre, abrangendo os principais pontos arquitetônicos do município: Prefeitura Municipal, Marco Zero, Fonte Talavera de La Reina, Mercado Público, Chalé da Praça XV, Monumento Júlio de Castilhos, Theatro São Pedro, Catedral Metropolitana e Travessa dos Venezianos.
06/04
50 min
Sorteio dos pontos turísticos entre os grupos. Organização do material coletado . os alunos trouxeram as fotos e as anotações que fizeram durante a saída de campo e todo material foi armazenado numa pasta da turma. Apresentação da Wikispaces do projeto.
13/04
50 min
Explicação sobre os recursos e as ferramentas do Windows Movie Maker. Elaboração da capa de abertura dos vídeos.
20/04
1h40min
Edição dos vídeos. Inserção das imagens e dos textos.
27/04
1h40min
Edição dos vídeos. Inserção das imagens e dos textos.
04/05
1h40min
Edição dos vídeos. Inserção das imagens e dos textos.
11/05
1h40min
Edição dos vídeos. Inserção das imagens e dos textos.
18/05
1h40min
Edição dos vídeos. Inserção da música, definição dos efeitos e das transições. Salvar o projeto como filme.
01/06
1h40min
Publicação dos vídeos no Youtube e linkar os vídeos na Wiki do projeto.
08/06
1h40min
Apresentação dos trabalhos para toda turma.

Avaliação

A avaliação foi realizada no decorrer do projeto identificando o nível de comprometimento do que foi proposto e a interação dos alunos com as TDVs.