DESCRIÇÃO DO PROJETO


1 IDENTIFICAÇÃO

Projeto Dom Quixote
Este projeto destina-se aos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental do Colégio Leonardo da Vinci – Beta. A 4ª série possui duas turmas, turma 41 com 20 alunos e turma 42 com 19 alunos, a faixa etária desses alunos é de 9 e 10 anos.
As atividades serão realizadas em sala de aula e no laboratório de informática, onde serão criadas Wikis e apresentações no PowerPoint, também serão utilizados outros softwares como o Word, o Paint e diversos sites para pesquisa.
O projeto será realizado em conjunto com as professoras das turmas e a professora de informática.

2 JUSTIFICATIVA


Oferecer aos alunos, umconhecimento de Informática, capaz de desenvolver habilidades para o uso do computador no processo educacional, bem como maior interação com as atuais formas de aquisição e disseminação do conhecimento baseadas nessa tecnologia.


3 OBJETIVO GERAL


O objetivo deste projeto é auxiliar os alunos da 4ª série com a leitura e compreensão do livro do 2º trimestre - DOM QUIXOTE - de Miguel de Cervantes, adaptado por José Angeli.
Escrever, de forma autônoma, textos coerentes, coesos, criativos e fundamentados, observando a estabilidade ortográfica.


4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1. Ler com ritmo, entonação e fluência.
  1. Localizar, compreender e interpretar informações enunciadas em diferentes tipos de textos.
  2. Produzir textos organizando as ideias em uma sequência lógica, respeitando os parágrafos e a pontuação.
  3. Reconhecer as diferenças entre o sentido real e o figurado.
  4. Identificar e aplicar conceitos referentes às classes gramaticais.
  5. Escrever expressões variadas.
  6. Conhecer mais sobre a Idade Média.
  7. Oportunizar aos alunos o contato com a informática, contribuindo para que eles desenvolvam a criatividade, espírito crítico e trabalho em grupo.
  8. Desenvolver técnicas para a aplicação dos benefícios da informática nas diferentes áreas do conhecimento;
  9. Oportunizar ao aluno a compreensão dos conceitos da informática, bem como a sua aplicabilidade no auxílio do processo ensino-aprendizagem;



5 DESCRIÇÃO DO CONTEXTO


5.1. Estratégia Motivacional

Mostrar aos alunos diferentes apresentações, nas quais formam usados todos os recursos do PowerPoint.
Assistir a um vídeo sobre a Verdadeira História de Dom Quixote, que conta que a verdadeira história de “Dão que Xote” não se passou na Espanha e sim no nordeste brasileiro. Esse vídeo servirá de ideia para a releitura que será feita da obra, simulando que as aventuras de Dom Quixote se passaram sul do Brasil.
Mostrar algumas Wikiquest prontas, para eles terem ideia do que será construído e poderem compreender melhor o fato de que o material produzido ficará disponível online para que todos possam acessar.
Trazer curiosidades sobre a idade média, época em que se passou a história do livro, para instigar o aluno a pesquisar mais sobre como as pessoas viviam naquela época.

5.2 Estratégia Pedagógica:

Apresentação de todas as ferramentas do PowerPoint, fizemos uma apresentação inicial para aplicar os recursos que os alunos ainda não conheciam, alguns preenchimentos, animações automáticas, transições, efeitos de imagens, sombras na fonte...
Explicação sobre o que são as ferramentas de construção colaborativas como Wikiquest e Webquest, para depois criamos uma conta de usuário para cada grupo no Wikispaces.
Para as apresentações do PowerPoint, serão usados diversos sites de pesquisas bem como material de um livro da biblioteca, “Como seria sua vida se você vivesse na Idade Média”. As apresentações tinham como tema a Vida na Idade Média, onde cada grupo irá pesquisar sobre algum assunto (castelos, religião, alimentação, vestimenta...). Nas apresentações os alunos deverão usar todos os recursos do PowerPoint que foram vistos em aula, além de pesquisar imagens na internet.
Para a criação das Wikis, o tema será “Dom Quixote del Sul”, os alunos farão a releitura da obra, simulando que a história de Dom Quixote se passou no Rio Grande do Sul. Os alunos escreverão como seriam as suas aventuras e, também, farão o desenho dos personagens do livro. Para isso será utilizado o editor de textos Word e o programa de desenho Paint.
Para motivar as professoras, além da apresentação da ideia inicial do trabalho, apresentei a elas a ferramenta de construção colaborativa Wikispaces e algumas Wikiquest já prontas. E proposta do projeto culminar com a Mostra das Significações do Conhecimento, evento que ocorre anualmente no Colégio.

6 HABILIDADES DESENVOLVIDAS E TEMAS EXPLORADOS

As habilidades desenvolvidas estão incluídas nos objetivos específicos.
Nos temas explorados, o objetivo principal está na obra Dom Quixote de Miguel de Cervantes, adaptado por José de Angeli, a partir dela, pesquisaremos como as pessoas viviam na Idade Média, como eram os castelos, como funcionava o sistema feudal, qual era o papel da religião, quem eram os cavaleiros, os costumes, as crenças...
Também para fazer a releitura da obra, os alunos utilizarão o seu conhecimento da história do Rio Grande do Sul (conteúdo estudado nesta série), como costumes e tradição, para escrever as aventuras do “Dom Quixote Gaúcho” e fazer o desenho dos personagens.

7 RECURSOS


Humanos: alunos, professoras e coordenação pedagógica.
Materiais: computadores, internet, site de busca Google, Microsoft Word, Paint.


8 CRONOGRAMA E PLANOS DE AULA

Data
Carga horária da atividade
Descrição da Atividade desenvolvida
14/09
50 min – T. 42

Acompanhamento da turma na sala de aula.
Explicação do projeto juntamente com a professora da turma.

50 min – T. 41
Acompanhamento da turma na sala de aula.
Explicação do projeto juntamente com a professora da turma.
21/09
50 min – T. 42
Separar a turma em grupos. Cada grupo criará uma conta na Wikispaces.

50 min – T. 41
Separar a turma em grupos. Dividir os conteúdos a serem trabalhados.
28/09
50 min – T. 42
Assistir ao vídeo do “Dão que Xote” e fazer o desenho dos personagens do livro, simulado que a história se passou no Rio Grande do Sul, utilizar a ferramenta de desenho Paint.

50 min – T. 41
Iniciar a criação dos slides, pesquisando os temas nos sites indicados.
05/10
50 min – T. 42
Passar a limpo a produção textual sobre as aventuras do Dom Quixote gaúcho.

50 min – T. 41
Continuar na criação dos slides. Usar os recursos de formatação (fonte, plano de fundo...). Pesquisar imagens na internet e inserir nos slides.
19/10
50 min – T. 42
Criar as páginas e links necessários na wiki.
Inserir todo material produzido pelo grupo em sua wiki.

50 min – T. 41
Inserir animações em todos os itens e transição de slides.




9 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita constantemente no decorrer do projeto, identificando o nível de comprometimento com o que foi proposto e o desenvolvimento do aluno em relação às ferramentas.
O fechamento do projeto ocorrerá na Mostra de Significações do Conhecimento, onde o projeto será apresentado para toda a comunidade escolar.