comp33.gif**INTRODUÇÃO**
comp33.gif**ESCOLA**
comp33.gif**PROJETO**
comp33.gif**CONCLUSÃO**


O Colégio Leonardo da Vinci pertence à Sociedade Educacional Leonardo da Vinci do Grupo Unificado, possui duas sedes Alfa e Beta.
A prática de estágio foi realizada na sede Beta, localizada no bairro Cristal, na Av. Icaraí, 1879. Constituída por dois prédios com uma área total de 6500m2. O prédio principal abriga no térreo e 1º piso as salas de aulas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Esta estrutura dispõe de salas ambientes climatizadas, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas, sala de Artes, sala de Língua Inglesa, um Auditório, uma Biblioteca, uma Lancheria, uma Livraria e uma Loja de Uniformes. Além disso, conta com um prédio que é denominado de Anexo, que serve de Auditório com capacidade para 200 pessoas e apresenta estrutura adequada para diversas atividades esportivas. O pátio do Colégio dispõe de espaço com canchas polivalentes, campo de futebol e praça Infantil.

Projeto Político-Pedagógico

O Colégio Leonardo da Vinci, através de seu projeto pedagógico, busca a excelência acadêmica, oferecendo a seus alunos as condições necessárias para o desenvolvimento de seu potencial humanístico, científico e tecnológico. Desses objetivos gerais, emanam os seguintes princípios:

Recuperação da Tradição

O homem está enraizado em seu corpo e em sua história. Para que ele possa interpretar o mundo, é indispensável que valorize a cultura e o saber, ressignificando o conhecimento e internalizando os valores que a história validou.

Transmissão de Conteúdos

A escola é local privilegiado, onde o jovem tem acesso ao saber sistematizado. A sociedade outorgou à escola a missão de transmitir, de forma organizada, o saber construindo e legitimando socialmente, possibilitando aos seus alunos o domínio do conhecimento e a formação de inteligência. O exemplo, a experimentação e a disciplina intelectual são comportamentos que promovem níveis elevados de competência cognitiva.

O papel do professor

O professor é a autoridade do saber cuja responsabilidade é promover a aprendizagem sistematizada e potencialmente significativa, facilitando a integração dos conhecimentos adquiridos, pelo aluno, no contexto escolar com as experiências realizadas anteriormente, buscando níveis mais elevados de desempenho.

Seleção de conteúdos

Os conteúdos, isto é, os sistemas conceituais e a base de dados, característicos das disciplinas científicas, são selecionados e organizados segundo a sua estruturação lógica, buscando torná-los plenos e significativos na sua temporalidade, facilitando a apropriação e assimilação, por parte dos alunos, dos saberes culturais, oferecendo significados ao que foi aprendido.

Avaliação

A avaliação, contínua, gradual e cumulativa estabelece as condições para a continuidade do desenvolvimento curricular. É um mecanismo de controle do processo de ensino-aprendizagem, que ensina os jovens a lidar com o sucesso e o fracasso na busca de autonomia intelectual e de competência profissional.

Disciplina

A escola, como todo o sistema social, possui uma organização hierárquica que marca o seu funcionamento, delimita a atuação de seus subsistemas e estabelece as funções e os comportamentos que cada um de seus membros pode assumir para a consecução de seus objetivos fundamentais: a transmissão de conhecimento e a formação do intelecto.
O domínio do saber, a valorização da boa erudição, o amor pela cultura, a vivência de valores intelectuais, ético e morais, a formação de cidadãos críticos e criativos, comprometidos com a transformação social e a construção da cidadania plena, são os princípios que norteiam os objetivos educacionais e direcionam o projeto pedagógico do Colégio Leonardo da Vinci.


:

Objetivos

o Desenvolver um projeto pedagógico que promova a busca da excelência na educação e a construção de uma escola de qualidade.
o Promover situações de ensino-aprendizagem que estimulem a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento do senso crítico, contribuindo para a formação de um homem pleno em seu potencial humanístico, tecnológico e científico.
:
o Proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como o elemento de auto-realização preparando-o para o trabalho e o exercício consciente da cidadania.
o Oportunizar o desenvolvimento de uma organização intelectual que possibilite, ao educando, a visão analítica da sociedade.
o Proporcionar ao aluno uma formação intelectual que possibilidade a escolha consciente de uma profissão, adequada as suas aptidões e interesses.
o Estimular no aluno os sentimentos de dever, de dignidade, de respeito e de justiça, que reflitam numa conduta moral, ética e profissional irrepreensível.

Recursos de apoio

O Colégio coloca a disposição de seus professores e alunos, para servir de apoio às atividades pedagógicas, cem como complementar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem os seguintes recursos:
  • Biblioteca escolar
  • Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas
  • Orientação Educacional
  • Audiovisual
  • Laboratório de Informática
  • Quadras poliesportivas