1. JUSTIFICATIVA:

As técnicas educacionais quando usadas de maneira colaborativa e interdisciplinar, estimulam a renovação pedagógica e a qualificação contínua do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o computador, quando usado corretamente, poderá ser uma ferramenta muito importante para a educação, diversificando os métodos de ensino, aperfeiçoando os recursos já existentes na escola convencional, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento abstrato e motivando o aluno ao aprendizado, e ajudando-o na construção do próprio conhecimento.
Atualmente, a escola conta com um laboratório de informática com 10 computadores em rede, ligados por um hub e um switch, com internet e uma impressora multifuncional. Os computadores têm mais de 6 anos e estão em estado precário de funcionamento; as mesas, além de serem inadequadas, estão muito velhas; a fiação de rede está toda visível e fica aglomerada no chão; a rede apresenta sérias falhas de conexão, tanto na comunicação interna, entre os computadores, como na comunicação externa, internet. A situação atual tem inviabilizado a realização de uma série de projetos e atividades propostos no plano anual de ensino. O laboratório atende somente as turmas de Ed. Infantil e séries iniciais (aproximadamente 190 alunos).
Com a implantação do presente projeto, a escola terá um laboratório que contempla a proposta educacional da instituição, colocando-se em nível de competitividade com as demais instituições educacionais do porte, dando maior visibilidade para a instituição. O laboratório passará a atender todas as turmas, desde Ed. Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais até o Ensino Médio.